terça-feira, 20 de março de 2012

Triatlo de Alpiarça


O primeiro triatlo da época é sempre um momento de grandes expectativas. Desde Outubro que não competia nesta modalidade, por isso existiam muitas dúvidas. As expectativas eram altas, já que tenho treinado afincadamente natação com a supervisão de um atleta olímpico, o Adriano Niz. Quanto aos restantes desportos, as coisas não evoluíram assim tanto. O meu novo emprego tem-me impedido de treinar ciclismo como queria (infelizmente ainda não encontrei forma de me deslocar para lá de bicicleta) mas tenho treinado normalmente corrida, muito embora ainda não esteja no pico de forma em termos de velocidade. Por isso, o principal objectivo era melhorar o tempo final do ano passado, mas atribuindo à natação particular importância.  

Natação

Quase 400 pessoas na partida, mas entrei bastante confiante. Não fui a medo, ultrapassei alguns nadadores e consegui imprimir um ritmo rápido e confortável. Não tive sensações de afogamento como noutros anos e no início consegui respirar de 3 em 3 braçadas. No regresso, o fôlego não era o mesmo e optei por respirar duas a duas. O percurso encontra-se aqui:


Como podem ver, acabei por nadar 800 metros (inclui erros de precisão e de navegação, obviamente), com 6:44 na primeira metade e 6:50 na segunda. De qualquer forma, e como o que queria nadar eram 750m, os 14:05 totais (melhor tempo de sempre) correspondem a um ritmo de 1:53, ou seja um grande progresso. Ainda no ano passado tinha feito 16:23, pelo que tirei mais de 2 minutos. Resta continuar a trabalhar para baixar mais. Estou no bom caminho! 203º este ano, quando fui o 310º o ano passado. Mais de cem lugares ganhos.  

1ª Transição

Uma transição aceitável, em 1:44. Tirei o fato, peguei na bicicleta e nenhum percalço. Aqui está ela no Garmin Connect.

Ciclismo

Sabia que tinha feito uma excelente natação e agora tinha uma boa oportunidade de encontrar um grupo forte no ciclismo e de voar neste sector. Mas não foi isso que aconteceu. O percurso não é à minha imagem, com muitas curvas e altos e baixos curtos. Sou mais um ciclista de fundo e estes arranques e percursos técnicos matam-me. Pela primeira vez fui perdendo lugares no ciclismo e neste sector acabei por fazer um lugar bem pior do que na natação 268º. De qualquer forma foi um resultado muito semelhante ao do ano passado.



O tempo nem terá sido tão mau assim (39:15 a uma média de 31 km/h), mas a sensação de ser ultrapassado no ciclismo por muita gente é bem estranha para mim. Terei que melhorar neste segmento para começar a encontrar bons grupos onde possa puxar e descansar. Talvez num percurso mais à minha imagem seja mais fácil.  


2ª Transição

Podia ser um pouco mais rápida, abaixo do minuto, mas foram os 1:13 possíveis. Ainda dá para tirar uns segundinhos.  

Corrida
 

Tentei dar o que podia, mas o percurso tem alguma areia o que faz diminuir a velocidade em algumas zonas. Consegui ganhar alguns lugares e perder outros, mas em média fiquei mais ou menos na mesma posição. Engatei um ritmo próximo dos 4:30 por quilómetro e nem me fui abaixo nem consegui melhorar.

4:32, 4:29, 4:39, 4:34 e, com um pequeno sprint, 4:21. Tirei cerca de 1:20 ao ano passado, mas já fiz melhor noutros percursos. 241º, ou seja melhor que no ciclismo e pior que a natação.  

Conclusão

 

Pela primeira vez fui melhor nadador do que ciclista e atleta. Isto demonstra que melhorei bastante na natação e estou num bom caminho, mas também que preciso de dar mais forte nas restantes para acompanhar esta evolução. A minha posição final 245º em 346 à partida foi um salto qualitativo, já não vi o pessoal que me acompanhava o ano passado, por exemplo. Em termos de tempos, 1:18:55 é um salto importante relativamente aos 1:22:02 do ano passado. É também o segundo melhor tempo de sempre, superado apenas pelo de Oeiras 2011, num percurso infinitamente mais fácil. Desta vez não dei grande luta ao Jorge Carneiro, fui melhor na natação mas não tive pernas para ele no ciclismo. Fica para a próxima. Quarteira é a senhora que se segue. Mais uma vez obrigado à Leonor pelo apoio e as excelentes fotos!

3 comentários:

Hugo Gomes disse...

Parabéns Miguel!
Vou ver se consigo seguir nos teus pés na natação...
Um abraço!

Bluewater68 disse...

Parabéns Miguel. Grande evolução na natação. Eu ainda não me dediquei a fazer 750m seguidos na piscina (sem ondas e sem confusão à volta, é certo), mas duvido que consiga manter os 2:00/100m. Esse 1:53 é mesmo um valor muito bom.
No ciclismo, tu consegues subir em andamento, colocar os pés dentro dos sapatos andar e voltar a tirá-los antes da chegada? :) eu andei a tentar isso, mas foi frustrante. Consigo enfiar o pé direito, mas o esquerdo, parece que perco o equilíbrio. Neste momento, de tudo numa prova, é esse promenor que me está a 'complicar a vida' sem ainda saber como o vou ultrapassar.
E pelo que percebi, vens a Quarteira? Já sabes, eu estou (espero) na zona do Louletano :)
Nota: os links da Conclusão não funcionam

MT disse...

Hugo: Foi pena não te ver lá, mas boa sorte para VRSA!

Luís: Sim, mas com estas meninas: http://www.amazon.com/Shimano-Mens-Triathlon-Cycling-Shoes/dp/B001RJ02VK
Prendo-os com elásticos (daqueles castanhos normais) ao quadro para ficarem na horizontal e primeiro pedalo descalço em cima deles. Só cerca de 1/2km é que aproveito alguma pausa para os meter dentro dos sapatos e fechar o velcro. À chegada faço o inverso, também numa zona confortável 1km antes do PT. Não é muito difícil, basta perder 20 minutos a treinar antes. Tens é que ter calçado mesmo de triatlo, quando usava sapatos de ciclismo normais não conseguia fazer a primeira parte.
Sim, estarei em Quarteira no último teste antes do longo de Lisboa. Depois vemo-nos por lá!