segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Época 2011 - 1ª Parte



Este ano acabei por não descrever todas as provas. Foi um ano particularmente difícil em termos profissionais, por isso acabei por me dedicar pouco aqui a blogue. Primeiro tive trabalho até mais não. Das 9 da manhã às 5... da manhã. Depois, como isso não é vida para ninguém e, para prémio ainda ia ver o meu salário diminuir, decidi ir-me embora. Daí que tenha dedicado também 8 meses a procurar novo emprego. Por tudo isso, passaram-se as provas e nada de crónicas. Como não faz muito sentido começar com longas descrições individuais do que fiz em 2011, vou avançar com uma síntese das provas em que participei.

Triatlo de Alpiarça

A primeira prova da época ocorreu, tal como em 2010, em Alpiarça. Recorde-se que no ano passado tinha saído da água bastante bem disposto, mas acabei por desistir aos 2km de ciclismo com um furo no pneu. O objectivo era fazer melhor, mas não era fácil, já que apanhei uma bruta constipação na semana anterior e as possibilidades de acabar afogado tinham aumentado.
Na natação fui nadando como podia, resguardei-me no início e acabei por apanhar bastante trânsito e por ter dificuldades em respirar o ar suficiente durante o resto da prova (os pulmões estavam cheios de espectoração). Acabei por fazer um tempo na natação semelhante ao ano passado. Ou seja, pouca evolução.
Na bicicleta, ao contrário do habitual não fiz uma grande prova, apesar do percurso ser bom para mim. O início da época e a constipação afectaram-me e não consegui render o que devia, não chegando a ganhar muitos lugares.
Por fim, na corrida parecia que não conseguia encher os pulmões de ar, por causa da expectoração e fiz um resultado pobre.

No final 1:22:02 e um 303º lugar em 378 participantes. Resultados aqui.






Duatlo de Famalicão
Seguiu-se o Duatlo de BTT de Famalicão, encarado como treino e como uma oportunidade de me divertir um pouco. Divertir, que é como quem diz, porque como se pode ver nas fotos, a minha cara demonstrava um ligeiríssimo pânico.


https://lh3.googleusercontent.com/_agDS8RTqxNQ/TY88saBOKGI/AAAAAAAAHTA/tgYLgoQQSRM/s720/Imagem%20951.jpg


https://lh5.googleusercontent.com/_agDS8RTqxNQ/TY9RqtTDh3I/AAAAAAAAHTI/o3Md7f9zmCc/s720/Imagem%20573.jpg

A chuva era muita e a onstipação ontinuava a afectar-me, mas apesar disso fiz uma boa primeira corrida (abaixo dos 20 minutos). Já na bicicleta a coisa não correu tão bem, tinha um percurso algo complicado em algumas partes e acabei por demorar cera de uma hora. No final, aguentei-me e fiz os 2,5 km de corrida em cerca de 12 minutos. O tempo final acabou por ser 2 minutos acima do duatlo BTT da Póvoa, no ano anterior, o único em que participei. Fiz 1:31:38, tendo ficado em 140º em 238 parcipantes. Nada de muito mau, mas também nada de extraordinário. Contou pela diversão e não pelo resultado.

Triatlo de Coimbra
De volta a Coimbra, para um dos meus triatlos favoritos, pensava estar já recuperado da constipação, mas afinal tive uma natação onde voltei a sentir problemas na respiração. Fiz um tempo mesmo medíocre a nadar: 17:12, algo nunca visto nas últimas duas épocas. Seguiu-se uma biicleta muito pouco conseguida 47 minutos, muito mau) e uma corrida acima dos 5 min/km. Enfim, o pior resultado desde 2009, quando me iniciei no triatlo. 1:29:59 e 227º em 298. Esta época continuava a ser para esquecer.



Duatlo de Perosinho
Continuando na senda dos maus resultados, no Duatlo de Perosinho joguei à defesa. A primeira corrida foi má e na bicicleta não arrisquei porque chovia copiosamente, mas sendo o percurso puxadinho acabei por ganhar alguns lugares. Na última transição, com os pés ensopados senti uma cãibra enorme que me prendia o dedo grande do pé. Estive prestes a desistir, mas depois já consegui voltar a pôr o dedo no sítio (devo ter perdido mais de 2 minutos). Para finalizar ainda me enganei no percurso e cheguei ao final muito para trás (36º em 50 duatletas) e com um tempo miserável de 1:30:13.

Triatlo de Montemor
Este foi o culminar de um início de época bastante fraquinho. Foi talvez por esta altura que atingi o meu peso máximo (80kg) neste ano e, não só por essa razão fiz uma prova deplorável. A natação até acabou por ser o melhorzito, com 35:07, sem fato e com alguma ondulação. 10 minutos abaixo do que tinha feito no Olímpico anterior. Seguiu-se um ciclismo plano em todo o percurso mas com uma parede lá para o meio e muito, mas mesmo muito vento (parecia uma praia do Minho em Agosto). 1:22:27 corresponde a uma média abaixo dos 30 km/h, por isso aquém das expectativas, sobretudo pela quebra final. Essa quebra estendeu-se para a corrida, demasiado monótona e também com muito vento. Foram os meus piores 10 km de sempre, tendo demorado 57:55. Acabei em 166º em 203 à partida, mas 180 no final. O tempo foi 2:58:21, também o pior de sempre.

Amanhã a 2ª Parte... Será que tudo irá melhorar?


2 comentários:

Bluewater68 disse...

Miguel, para começar, desejar que essa mudança profissional tenha sido para melhor. Pelo menos terá sido em termos de qualidade de vida.
Em relação a essa primeira parte, o que se pode dizer é que as primeiras provas foram feitas sob grandes dificuldades físicas. Mesmo assim, para mim são marcas excelentes. P.e., para mim, nadar 750m em 17:12 será muito bom, sobretudo tendo em conta que ainda faltará pedalar 20Km e correr 5Km.
Eu nunca fui a uma prova mas estou mesmo desejoso de me estrear. É um desporto fantástico.
Apesar desse aparente desânimo com os resultados de 2011, fica certamente a certeza que 2012 será ano de grandes conquistas desportivas

MT disse...

A 2ª Parte foi bem melhor!