quarta-feira, 31 de julho de 2013

II Triatlo de Esposende


Pela primeira vez num triatlo num local onde passei parte da minha infância, o Triatlo de Esposende marcava o final do meu segundo pico de forma para esta época. Foi o triatlo escolhido para bater o meu melhor tempo num Sprint, ou seja, fazer menos do que os 1:13:18 de Quarteira 2012. Era um triatlo plano e a corrente do rio iria ajudar apesar dos 800m deste segmento.  

Natação


Dizem que estava tanta chuva que são raras as fotos deste segmento, daí que tenha escolhido outra foto para o ilustrar: tem a mesma quantidade de água e também é em Esposende e no triatlo respectivo.
A partida foi uma verdadeira confusão. Primeiro disseram-nos que não podíamos ir para a água porque tinham ido pescar um nadador que foi levado pela corrente no aquecimento. Depois o pessoal da frente atira-se à água. Eu e mais uns quantos ficam à espera de ordens dos árbitros para depois não ter que regressar a terra contra a corrente e, por fim, parece que já devíamos ter ido. Resultado: Só chego à partida (ou melhor, passo ao lado da partida levado pela corrente) uns 30 segundos depois de soar a corneta. Havia que recuperar.
Mas a corrente estava de feição. E estava tanto que os primeiros bateram o recorde do mundo dos 800m por mais de um minuto. Eu sou um pouco mais modesto e fiz 09:13. Mais de 4 minutos abaixo do meu anterior melhor tempo.
Dentro de água não notava muito, mas quando me levanto na rampa reparo que estava a chover. Mas não era um bocado. Acho que havia mais água fora do que dentro do rio. Com tanta chuva nem me lembrei de carregar no botão do Garmin, pelo que o registo que tenho vai até parte do ciclismo.

Ciclismo (20km)



 No ciclismo as coisas estavam um pouco confusas por causa da natação. Pessoas que saíram mais à frente do que o habitual, mas também o contrário o que originou bastantes perseguições interessantes.
A chuva caía com muita intensidade à excepção do final do percurso mas como este era fácil e seguro, não tive grande medo. Fui passado alguns ciclistas mas também fui ultrapassado. Até conseguia seguir algumas rodas mais fortes mas nos retornos a coisa era difícil. Tenho que melhorar a técnica.
Por fim, fiquei num grupo com 2 atletas da Académica de São Mamede e lá nos entendemos, embora reconheça que tenha trabalhado um pouco menos que eles. Fiz uma óptima média (35 km/h) mesmo nestas condições muito difíceis. Estou de facto a evoluir no ciclismo. Foi o meu melhor sector onde fui o 80º com 0:37:48 (inclui transições).



 Corrida
Nestas provas rapidíssimas, neste sector é sempre a dar o máximo. Sabia que para baixar da 1:10:00 tinha que correr abaixo dos 4:30 por km. Perdi os meus colegas de grupo e também fui sendo ultrapassado por outros. Mas no final da primeira volta comecei a fazer algumas ultrapassagens.


O lugar foi semelhante ao da natação e o tempo regular (22:19). Continuo sem melhorar a corrida. Pelo menos foi abaixo dos 4:30.





Conclusão


 

Um record. Influenciado por uma natação enganadora mas de qualquer forma 4 minutos abaixo do anterior registo e com piores condições atmosféricas. O lugar não foi grande coisa (90º em 151, mas 1:09:20 encheu as medidas e vai para o Hall of Fame. Agora venham 2 triatlos no Reino Unido entre eles o Campeonato do Mundo de Age Groups em Londres!

2 comentários:

Fernando Gonçalves disse...

PARABÉNS MIGUEL.

Hugo Gomes disse...

Parabéns pelo recorde Miguel!

Competir com um dilúvio desses não é fácil.

Boas provas por terras de Sua Majestade!

Um abraço!