quinta-feira, 9 de maio de 2013

Lisboa International Triathlon 2013 (1ª Parte)

O Antes

 Estes últimos meses foram meses de grandes mudanças. Mudei-me para Cambridge no Reino Unido e com isso perdi alguma forma, sobretudo entre Setembro e Dezembro, os primeiros meses. Durante esses tempos acabei por engordar um pouco e quase ter que recomeçar tudo de novo.
Cambridge é um bom sítio para treinar. Tem vários clubes de triatlo e tenho treinado com o principal: Cambridge Triathlon Club. Mesmo assim, a maioria dos meus treinos continuam a ser a solo, o que tem as suas vantagens e desvantagens. A região é terrivelmente plana, com bastante vento e cheia de espaços verdes. Tem igualmente várias piscinas de 25 metros e é por isso fácil nadar. O pior ainda é a temperatura, porque até chove pouco, e já treinei por entre a neve e com temperaturas perto dos -10ºC. Também tenho investido na literatura, e aproveitei as facilidades que se tem no Reino Unido para adquirir livros da Amazon para tentar encontrar os meus pontos fracos e onde posso melhorar.
Os resultados foram bastante bons. Apesar de não ter testado as minhas prestações no ciclismo, nos últimos 2 meses exterminei todos os meus melhores tempos em distâncias acima de 200m na piscina e no meu treino de teste de 20km rolei facilmente a 5:08 (usando a nova técnica de corrida, aterrando na parte da frente do pé) enquanto no ano passado tinha rolado a 5:26.

A Natação

Apercebi-me que estava a tornar-me um típico overglider. Ou seja, extendia demasiado a braçada depois da mão entrar na água e com isso acabava por criar um travão e perder a inércia. Tentei, por isso corrigir este problema, entrando com o braço na água de cotovelo para cima e aumentando a frequência de braçada.
Esta era a minha primeira prova a sério este ano (apenas fiz um suprer-sprint em Alpiarça) e por isso tinha bastantes dúvidas se o sucesso na piscina teria repercussões imediatas em Água Abertas, até porque nesses 300 metros de super-sprint as coisas não tinham corrido nada bem.
Desta vez fui mais para a frente, e mesmo com a confusão de muita gente dentro de água, desde o início consegui respirar a cada 3 braçadas e com preocupação na minha técnica de braçada. E com um ou outro encontrão, uma ou outra cotovelada e um ou outro pontapé, consegui sempre manter o meu ritmo, o meu deslizar e uma sensação de divertimento que até agora parecia impossível dentro de água. Penso ter mantido mais ou menos o mesmo ritmo ao longo do percurso, até porque pus o relógio a vibrar aos 17:30 e nessa altura estava mais ou menos a meio do percurso.
No final estava com uma braçada leve e saí com uma grande diferença em relação ao ano passado, mesmo tendo em conta que parei o relógio já cá em cima, à entrada do parque de transição. Marquei 36:12 e 2km mas terão sido menos de 36 minutos, e melhor ainda que o meu melhor tempo de sempre, em S. Jacinto (35:57). Comparando com o ano passado foram quase menos 2 minutos.
Resultado: 180º em 354. Um resultado bem próximo do meio da tabela. Nada mau!

2 comentários:

Bluewater68 disse...

Miguel, nem me tinha apercebido que já tinhas escrito a tua aventura no triatlo de Lisboa. Desde já os meus parabéns pela marca conseguida, ao tirares uns bons 15min ao registo do ano anterior.
Estavas a ficar um típico «overglider»? Ó caraças! Fui ver os vídeos e começos a pensar se eu não estou a ficar na mesma. Andei a ver tanta coisa onde o deslize era o mais importante, que agora talvez sinta que tenha perdido cadência na braçada. Isto é frustrante, pois desde o ano passado que tenho nadado muito mais. Mesmo assim, o registo em Quarteira foi igual. Ou seja, por mais que tente, estou quase a resignar-me à evidência que apenas tento melhorar na folga física com que poderei sair da água, e que pouco ou nada irei conseguir melhorar em relação à velocidade. E apesar de nadar em bilateral na piscina, em prova já desisti de tentar, pois sinto que vou num esforço grande.
E em relação à corrida, conseguiste aderir de forma fácil ao Forefoot Running? Os vídeos dizem que de facto se ganha velocidade e reduz o risco de lesão

MT disse...

O forefoot running funcionou até agora em treinos... Tenho treinado a maior velocidade, mas para longas distâncias ainda não tenho tido resultados. Mas acho que preciso é de perder peso.