Há 1 semana
domingo, 26 de julho de 2009
XVII Triatlo de Penacova
O meu primeiro Triatlo na Distância Sprint (o segundo em termos gerais, contando com o Super-Sprint na Póvoa de Varzim) foi neste concelho do centro do País, bem próximo de Coimbra. Por sorte, no fim-de-semana passado fui fazer uma descida do Mondego em Kayak que partia precisamente de Penacova. Pude na altura constatar a dureza do percurso mas na altura o que mais me assustou foi a corrente do rio. Em algumas zonas da descida de Kayak era bastante forte e por muito que nadasse não saía do sítio. O principal medo era, por isso, a natação, já que por muito que tentasse não conseguia superar os 1:52:72 em 100m de Eric Mussambani nos Jogos de Sidney 2000.
Após ler alguns blogues percebi que era a prova mais difícil e talvez não a ideal para começar. Mas a inscrição estava feita e não iria desistir sem começar. No próprio dia, quando fui pousar as sapatilhas no parque da segunda transição vi a dureza da primeira subida de bicicleta e ainda me assustei mais.
Portanto, no início da natação só tinha na cabeça a possibilidade de nadar sem sair do sítio por causa da corrente, o Eric Mussambani e a primeira subida de bicicleta. Se tinha apenas essas três coisas na cabeça, no estômago ainda tinha restos da lasagna que comi ao almoço (muito inteligente de facto) o que me dava uma bela possibilidade de adicionar uma paragem de digestão.
Por outro lado, tinha apoio de peso. Tanto a Leonor como os meus pais estavam lá para me apoiar, e acho que ainda tinham mais medo que eu me afogasse do que eu próprio.
Natação
A natação foi feita, portanto, à defesa. Deixei ir os maluquinhos todos, meti o meu ritmo e reparei que só tinha um triatleta atrás de mim. Acelerei um pouco e apanhei um nadador que nadava bruços tão depressa como eu crawl e que seria uma bela companhia para a viagem. Juntos acabamos por ultrapassar um e saímos da água com dois para trás. Ao fim dos 750m de natação estava 128º com 00:22:43.
Ciclismo
Como se pode ver pelo percurso no mapmytri, cada volta no ciclismo estava dividida em 2 agradáveis subidas com um patamar pelo meio junto à posterior transição para o atletismo. Analisando os dados em CSV existia mesmo uma rampa que se aproximava muito dos 20% mesmo no final da subida. Ainda a consegui subir na primeira volta quando grande parte dos participantes levavam a bicicleta à mão (sem perder quase tempo nenhum para mim), mas nas voltas seguintes também a levei à mão. Não consegui ganhar o tempo que esperava no ciclismo, a dureza não beneficiou e no final, por entre desistências dos que ultrapassei, ultrapassagens dos corredores que estavam por trás de mim e um engano na entrada para o parque de transição (ou uma tentativa minha de fazer o percurso da corrida de bicicleta) que me fez perder 2 lugares, terminei o segmento de ciclismo no último lugar. Apesar disso, o meu tempo parcial não foi o último, mas não andou longe (125º com 1:13:09 em 20km).
Atletismo
Nunca andei pela frente de provas tirando a Corrida da Asprela, mas o último lugar era uma novidade desde os tempos dos juniores do ciclismo. Agora o meu objectivo não era somente acabar o triatlo mas também recuperar e não acabar em último. Desta vez, e apesar da dureza do atletismo, tive que dar o máximo. Acabei por ultrapassar 4 atletas, entre os quais o meu Eric Mussambani da natação que também se mantinha pelos últimos lugares. Cheguei ao fim dos 5km de atletismo em 00:29:33 o que era o 117º tempo parcial.
Come se pode ver na classificação geral, acabei a prova em 02:05:35 a 58 minutos do vencedor Hugo Ventura. Atrás de mim apenas 4 triatletas sem contar com as desistências, ou seja, um 127º lugar para pensar no futuro.
Não foi uma boa prova mesmo com a desculpa de ser dura e ser a primeira. Consegui em Junho e Julho treinar com algum método e recuperar o tempo perdido. Na verdade, engordei bastante enquanto fiz a minha tese de mestrado até Fevereiro. Nos últimos anos o meu peso subiu sempre e chegou mesmo aos 90kg em alguns dias. A redução de peso será algo fundamental para obter melhores resultados em provas com subidas como esta. Esse será um passo fundamental nos próximos tempos, até porque vem aí uma série de subidas de bicicleta às principais montanhas do país.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
lasanha ao almoço não é má ideia se comida com tempo suficiente para fazer a digestão :-p. uma prova mesmo boa para começar, hein? grande coragem!! bj
Enviar um comentário