quarta-feira, 21 de maio de 2014

Um triatlo em terras britânicas

Este post é publicado em conjunto com o meu outro blog (Ponte sobre o RIo Cam)

https://lh6.googleusercontent.com/-jCcbgvGLvS0/U3jReexTU5I/AAAAAAAAD_4/b_doXdFavZ8/w1347-h898-no/2014-05-18+10.28.41-1.jpg 

Neste fim-de-semana participei no meu primeiro triatlo deste ano em terras britânicas. Mas não era um triatlo habitual: Era o Eastern Region Club Championships, uma prova de estafetas em que competiam os clubes da região Este de Inglaterra, num lago junto à cidade de Bedford.
Eu estive a representar o meu clube inglês, o Cambridge Triathlon Club (um nome muito imaginativo) e por lá se encontravam outras potencias da modalidade como o East Essex, o King's Lynn, o Ely e o Tri Anglia.
Inscrevi-me nesta prova praticamente sem conhecer ninguém do clube, já que apenas vou a alguns treinos (no máximo 2 por semana) que têm muita gente e que varia de semana para semana. Este desconhecimento implicava:

a) Nunca ter visto o tipo que me deu boleia;
b) Nunca ter visto o casal que fazia equipa comigo (sim, eram 3 por estafeta).

Mas nada que me amedrontasse, os ingleses são sempre simpáticos e educados.
No início da prova era só gente nova e pouco falei com eles, mas no final até fomos todos ao pub almoçar e fartaram-se de falar comigo.
Mais engraçado foi o meu colega masculino logo no início:

- És de Portugal? E vieste de propósito ao Eastern Region Relays?
- Claro, está lá toda a gente a apoiar-me, toda a gente segue e vai dar na televisão.

A fazer amigos com respostas parvas desde 1981.
Ah, e como funciona isto das estafetas:
Primeiro nadam os 3 alternadamente, depois pedalam os três alternadamente e por fim correm os três alternadamente. Eu era sempre o do meio

Mas vamos lá anunciar os sectores:
 Natação
 A minha colega nadava bastante bem e fez uma boa prova. Eu nem por isso, Acabei por nadar 100 metros a mais por andar perdido (estou habituado a nadar no meio de muitos e não a entrar na água quase sozinho e por isso perdi-me. Perdi-me tanto, que numa das vezes teve que ir um senhor de Kayak dizer que eu estava a saii da pista. Mas mesmo assim fiz um tempo abaixo dos 15 minutos, o que até revelou um bom sector.
O meu colega não era muito bom nadador e fez um tempo um pouco pior.

Parte original do percurso: Nadei num lago em que existia uma coisa tipo teleski para wakeboard.

 




Ciclismo
Em Inglaterra são raros os triatlos em que o trânsito estava cortado. AInda para mais, o percurso do parque de transição até à estrada tinha algumas centenas de metros pela relva e terra.

Sim, iamos or aquele espaço entre as árvores ao fundo à esquerda

A minha colega que nadava bem, andava devagarinho e demorou mais de 40 minutos a fazer o seu percurso. A mim até correu bem, muito embora tenha saltado a corrente antes da única colina que subíamos e o tempo que contei incluísse quase um quilómetro a transportar a bicicleta pela relva à mão.
Mesmo tendo feito mais de 40 minutos (30 km/h) o tempo líquido a pedalar foi bem menor, e a minha bicicleta já vai para os 16 anos e uso-a todos os dias. No final até ganhei 3 lugares, o que foi muito bom.
Já o meu outro colega que nadava mal. Era um grande ciclista e fez menos 5 minutos.

Parte original do percurso: Havia um sítio onde se atravessava uma estrada para virar à direita e onde era obrigatório parar, pôr um pé no chão e atravessar se não viessem carros.




Corrida
A corrida não foi brilhante. A minha colega demoreu 23 minutos e eu também- Não conseguia dar mais e o vento frontal matava-me. Já o meu colega também era extremamente rápido e foi o melhor, mais uma vez.

Parte original do percurso: Toda a corrida era na relva e à volta do lago.

Conclusão.

Levantei-me às 5h30 da manhã mas valeu a pena. Foi bastante divertido e é engraçada a sensação de fazer um triatlo partido em pedaços. Por outro lado, ao haver muitos atletas de fora dava para nos apoiarmos uns aos outros o que era bem engraçado.
Além disso, o espírito aqui é muito semelhante ao dos triatlos em Portugal, boa gente.

A nossa equipa no final!
 Acabámos por fazer uma boa prova, muito equilibrada em termos de equipa (ninguém se destacava totalmente). Ficámos em 22ºs de 33 e 6ºs de equipas mistas a pouco mais de um minuto to 4º lugar.

Uma experiência a repetir. Foi sem dúvida o melhor triatlo que já fiz em terras com nomes de carrinhas de 9 lugares.

Foto de grupo

  As fotos são minhas e do meu colega Andrew!

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Triatlo do Estoril 2014



À boleia de um casamento de um amigo, fui pela primeira vez ao Triatlo do Estoril encarando-o como um bom treino, mesmo tendo em conta a distância Olímpica.
Foi a minha segunda prova da época depois de um Triatlo de Alpiarça de boas sensações (e o melhor tempo neste percurso).
 Encontrei-me lá com os meus colegas do Clube Fluvial Vilacondense: Tiago Pinho e Tó Salgado. FInalmente este ano temos vários atletas a competir nas provas. Um grande progresso relativamente aos anos enteriores onde muitas vezes fui o único a competir pelo clube.

Natação
Estas partidas fora de água não são o ideal para mim, não tenho prática de entrar na água rapidamente, sou ultrapassado e quando mergulho sou brindado com pontapés na cara.
Cheguei mesmo a pensar em desistir, ainda mal acordado do casamento na noite anterior, mas com o passar da confusão fui-me sentido melhor. Sem relógio por ter partido a bracelete, o tempo era uma incógnita.
Acabei por fazer um tempo lento, de cerca de 30 minuitos, fruto dos poucos treinos de natação que tenho tido (tenho focado na corrida).
A transição para o ciclismo foi a mais longa em distância de sempre, mas até fui rápido para as circunstâncias (3:06).

Ciclismo
As idas para o trabalho têm me deixado forte no ciclismo, excepto no meu calcanhar de aquiles: os retornos. Aguentei todos os grupos em subidas, descidas, mas quando chegavam os retornos perdi o contacto com alguns grupos fortes que me davam voltas de avanço. De qualquer forma aguentei bem, também puxei um bocado, mas quem estava em grande era o meu colega Tó Salgado, que passou pela frente bastante tempo. Além de nós poucos se atreviam a puxar nesse grupo. O tempo final foi óptimo: 1:10:14 mas parece que a distância não chegava aos 40 km.

Corrida
A corrida era o que tinha treinado mais, mas maioritariamente longas distância (20km a 30km), pelo que 10km a andar bem seria um bom teste. E na primeira volta até me senti algo solto, num percurso sempre em ziguezague a subir e a descer nos jardins do Casino do Estoril. O pior foi a segunda volta das quatro. Na principal subida senti uma dor de burro enorme que me obrigou a abrandar. E a partir daí, sempre no limite da dor acabei por andar bem mais devagar. Resultado: 52:02, longe de ser brilhante.

Conclusão
No que seria apenas um teste, acabei por fazer o meu melhor tempo de sempre num triatlo olímpico fruto de um grande ciclismo e de segmentos de natação e atletismo medianos. Para a história fica o 163º lugar masculino com 2:38:59